Porque jogar arroz nos noivos ?

0
 Porque jogar arroz nos noivos ?

Chuva de arroz – tradição do passado

O casamento é um dos ritos mais primitivos na história humana. Quase todos os costumes que observamos hoje são apenas ecos do passado. Tudo, desde o véu, jogar arroz nos noivos, flores e sapatos velhos, para as damas de honra e procissões, deram um significado muito específico e vitalmente importante. Hoje, apesar de a substância original é muitas vezes perdida, incorporamos costumes do velho mundo em nossos casamentos, porque eles são tradicionais e ritualístico.

Desde o início de época romana alguns grãos – geralmente de trigo – tem sido associado com a cerimônia de casamento.

A base para a teoria predominante sobre o porquê do arroz e outros grãos, como o trigo, têm desempenhado um papel proeminente em cerimônias de casamento ao longo dos séculos, é que elas são repletas de simbolismo da fertilidade e da prosperidade. Jogando arroz na noiva e do noivo em um casamento, os convidados simbolicamente desejam-lhes uma vida cheia de tais bênçãos.

Talvez o uso mais curioso do arroz na cerimônia de casamento, e a sua utilização em algumas culturas, é que o arroz jogados nos noivos não era para unir o casal feliz, mas para alimentar os espíritos malignos indesejados que sempre participaram da cerimônia. A lógica por trás dessa prática era para afastar os maus espíritos, bem alimentado o mal não traria nenhum dano para o casal feliz.

No início dos tempos romanos, o trigo foi o grão escolhido para a cerimônia de casamento, como o trigo, o arroz não, simbolizava a fertilidade. A noiva virginal carregava um feixe de trigo em sua mão durante toda a cerimônia, ou usava uma grinalda de trigo nos cabelos. Em vez de a noiva jogar um buquê, como é tradicionalmente feito hoje, os convidados do casamento jogavam grãos de trigo para que os grãos pudessem cair sobre outras jovens que desejavam se casar.

O costume de jogar trigo caiu no esquecimento sob o reinado da rainha Elizabeth I da Inglaterra, quando o trigo, passou a ser cozido em pequenos bolos, que os convidados então, esfarelavam e jogavam sobre os noivos. Com o passar dos anos a tradição se modificou novamente, e os convidados já não podiam mais fazer bolos caros de trigo, mas não podiam ir a um casamento de mãos vazias. Foi então que escolheram o arroz, por ser barato, para dar continuidade a tradição.

Costumes do casamento do velho mundo continuam a prosperar hoje, em formas diluídas, disfarçada e, muitas vezes atualizadas. Apesar da precisão histórica ser difícil de alcançar, o peso histórico ligado aos costumes do casamento no velho mundo e tradições é imensa.

Lembre-se, de como você planeja o seu casamento, para criar novas tradições familiares e os costumes a serem passados para seus filhos e as gerações seguintes. Basta pensar, que talvez um dia, o seu “novo costume” será tão único e emocionante como este aqui apresentado.

Porque jogar arroz nos noivos 2 Porque jogar arroz nos noivos ? Porque jogar arroz nos noivos 3 Porque jogar arroz nos noivos ?

Porque jogar arroz nos noivos 4 Porque jogar arroz nos noivos ?

Share.

Leave A Reply